O que dizer sobre… ‘A Forma da Água’?

 

Por Matheus Pichonelli

O filme conta a história de uma faxineira muda que se comunica e se apaixona por uma criatura estranha (“do Sul”), meio peixe, meio gente, mantida presa em uma espécie de tubo de ensaio durante a Guerra Fria.

Naquele cativeiro, o diretor mexicano Guillermo Del Toro confere um tom político indireto no momento em que Donald Trump promete erguer muros para separar os EUA dos cidadãos indesejáveis do lado de lá da fronteira. A mensagem é clara, e pode ser observada através da aliança da protagonista interpretada por Sally Hawkins com uma faxineira negra e um amigo gay, ambos também vítimas de violências sutis ou nada sutis nos circuitos de comandos autoritários da época. O chefe daquele laboratório, um vilão de quatro costados e nenhuma sutileza, escancara um combo de canalhices: é violento, arrogante, machista, racista, etc.

Apesar disso, e das 13 indicações, é um filme fraco. Inferior, inclusive, a trabalhos anteriores de Guillermo Del Toro, como O Labirinto do Fauno.

A alegoria da água que sufoca e que liberta chega a funcionar de certa maneira como condutora da história, desde os momentos íntimos da personagem na banheira até o plano de fuga do duto em direção ao mar, passando pela chuva que inunda, o banheiro que transborda e até na temperatura dos ovos cozinhados que servem de alimento e cartão de visita entre os dois seres açoitados, um pela invisibilidade, outro pelo chicote, naquele ambiente.

Ainda assim a história de amor não arrebata, as intenções dos captores da criatura não estão claros, o livre acesso da personagem à sala ultra vigiada é improvável e a própria fuga soa como um filme de ação menor. Uma pena, pois a premissa prometia.

Spoiler: se você gosta de gatos, evite este filme.

 

13 indicações

Melhor filme

Melhor diretor

Melhor atriz

Melhor Roteiro Original

Melhor Ator Coadjuvante

Melhor Atriz Coadjuvante

Melhor Design de Produção

Melhor Fotografia

Melhor Figurino

Melhor Edição

Melhor Mixagem de Som

Melhor Edição de Som

Melhor Trilha Sonora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *